Rosé com Gelo?

Rosé com Gelo?

 

Jacques Tranier, o presidente da Vinovalie, um grupo de produtores do Sudoeste francês, estava de férias em 2003 perto de Saint Tropez, na Côte d’Azur, quando num bar viu o garçom servir vinho rosé em taças de Cognac com gelo. A maioria das pessoas que pedia eram mulheres e bebiam isto do início ao final da refeição, do aperitivo ao digestivo. Curioso pediu uma taça, mas o vinho se por um lado estava geladinho e refrescante graças ao gelo, por outro ficava aguado, diluído e sem sabor. O conceito estava ali, mas faltava o produto.

De volta ao batente pediu aos enólogos da casa que se debruçassem sobre o problema e que achassem uma solução. Enquanto isso Jacques ficou pensando no nome e na embalagem. Cores que remetessem ao verão e à Côte d’Azur que o inspirou. Praia, piscina, vinho rosé, gelo, taça grande… o “brain storm” no marketing apontou a solução: Rosé Piscine.

As cores claras e o azul do mar remetendo à praia do Mediterrâneo. Um copo tipo de uísque foi desenvolvido para o serviço específico, nada de improvisar com a taça do Cognac. Afinal, tinha de ser servido com gelo.

A uva autóctone do sudoeste da França: Negrette, com um aroma sedutor e maior concentração de açúcar, exige o consumo com gelo para se atingir o equilíbrio e torna o Rosé Piscine uma bebida charmosa e refrescante.

Pode ser servido na praia ou na mesa, pelo seu conceito descompromissado e elegante adapta-se a todas as ocasiões. Seja na noite, no dia, em casamentos, em reuniões, na beira da piscina, em um jantar romântico, no verão ou no inverno.

Se define como um vinho refrescante, de coloração Rosé Salmão, levemente frutado com notas de Lichia e flores. Na boca tem um final bastante exótico.

Um vinho para ser consumido exclusivamente com gelo. Muito bom como aperitivo, mas também muito gastronômico, vai bem com frutos do mar, sushi, quiches, canapés, saladas. Servir a 8º C. BEBER COM GELO.

SOBRE A VINÍCOLA

A Vinovalie Les Vignerons foi criada em 2006 e é formada por quatro cooperativas de vinhos dentro da França: Vignerons Rabastens, Cave de Técou (Tarn), Cave de Fronton (Haute-Garonne) e Côtes D’Olt (Lot) e alguns Châteaux como o Les Bouysses. Recentemente criou o vinho Rosé Piscine para se tomar exclusivamente com gelo. Um vinho festivo e ideal como aperitivo com os amigos em qualquer estação.