MALBEC DAY – TEMOS MUITOS MOTIVOS PARA COMEMORAR

MALBEC DAY – TEMOS MUITOS MOTIVOS PARA COMEMORAR

Criado em 2011 pela organização Wines of Argentina, o Dia Mundial do Malbec, é uma data para comemorarmos o dia da uva mais emblemáticas da Argentina, a uva Malbec.

 

Mas você conhece a história da uva Malbec?

Malbec é uma uva originária do sudoeste da França, na cidade de Cahors, onde ela era conhecida por “COT”.

Em 17 de abril de 1853, essa uva foi levada para ser cultivada na Argentina pelo agrônomo francês Michel Aimé Pouget (por isso a escolha da data para a comemoração), pois o governo da Argentina estava com um projeto para melhorar as indústrias do país.

O que ninguém poderia imagina, é que 10 anos depois dessa cepa chegar a Argentina, em 1863, praticamente todas as vinhas europeias, seriam dizimadas pela filoxera, o que diminuiu drasticamente o cultivo das cepas.

Em 1956, ocorreu uma geada muito severa, o que abalou a vitivinicultura da França, e com os únicos vinhedos originais, estavam na Argentina, e eles viram a oportunidade de reposicionar seu vinho ao redor do mundo.

Apesar da Argentina ser a maior produtora mundial de Malbec, ela também é cultivada no Chile, África do Sul, Estados Unidos, Itália e, obviamente, na França.

A Malbec tem muitos admiradores por suas características: coloração vermelho escuro intenso, os aromas lembram frutas vermelhas e ameixas maduras e se envelhecida em carvalho, pode ganhar estrutura e os aromas tornam-se complexos. Mas as características podem variar muito dependendo do terroir.

 

E vamos comemorar!

A melhor forma de comemorar o Dia do Malbec, é brindando com uma taça de Malbec.

Minha indicação pessoal é o Malbec Ala Negra Gran Reserva, ele passa 15 meses em carvalho francês de primeiro uso e mais 18 meses em caves com temperatura controlada, não dá para descrever, tem que experimentar!

Mas no site do lojadebebidas.com.br, tem uma seção especial de Malbec, clique aqui para conferir!

 

Agora vamos brindar!

Juliana Dore

 

Deixe uma resposta