QUEBRANDO PARADIGMAS… TINTO, BRANCO E ROSÉ

Para quem têm o hábito de consumir somente vinho tinto, considerando esse calor excessivo dos últimos dias, poderia reavaliar seus conceitos…

Vinho branco e rosé também são ótimas opções em nosso país, pois na maior parte do ano, nosso clima não somente pede, mas acaba “exigindo” vinhos mais leves e refrescantes.

Os vinhos brancos e rosés , combinam não apenas com nosso clima, mas também com o temperamento da população brasileira, já que somos um povo “caliente”, acabamos tendo uma afinidade natural com a refrescância dos brancos e rosés e não somente com a sobriedade dos vinhos tintos.

Eu particularmente gosto muito do Chileno Alto Madero Reserva Sauvignon Blanc, com suas características cítricas e refrescantes, possui aromas de abacaxi maduro e maracujá, o que o torna um vinho  elegante que harmoniza facilmente com frutos do mar, saladas e aves. Outro Custo X Benefício que muito me agrada é o Sul Africano Nederburg Rosé, seu aroma de frutas vermelhas acompanhado de seu frescor, se torna uma ótima pedida para nosso clima tropical, e sua harmonização com sobremesas e pratos leves, o torna um vinho coringa para todos os momentos.

Uma uva não muito conhecida, mas que produz vinhos deliciosos é a Pinot Grigio. E tenho que confessar que sou apaixonado por vinhos com essa uva.

Essa uva é considerada uma mutação genética natural da uva Pinot Noir, a palavra grigio , ou gris, significa cinza, que é o tom dessa casta.

Conhecida com a famosa uva cinza da Itália , normalmente produz vinhos secos , de médio corpo, boa acidez , aroma delicado e leve . Além de todas essas qualidades, podemos dizer que é uma uva coringa, pois harmoniza com vários tipos de pratos, agrandando assim até os paladares mais exigentes. O Vinho Italiano Bertani Valente Pinot Grigio demonstra essa uva em toda sua plenitude.

O conhecimento de novos rótulos e sabores, te levam a brincar com seu paladar, e consequentemente você conhece novos estilos, que sempre é muito prazeroso.

Um brinde ao conhecimento!

Sommelier Marcelo Costa

Deixe uma resposta