Posted in Eventos, Novidades, Vinhos, on 17 abril 2019, by , 0 Comments

Em 2011 se iniciou a comemoração Dia Mundial da Malbec (Malbec Day) no dia 17 de abril.
Essa comemoração foi criada pela organização Wines of Argentina, com o intuito de comemorar o desenvolvimento da uva mais emblemática do país, a Malbec, que também marcou importante passo para a transformação da vitivinicultura do país.

Essa data foi escolhida porque essa uva chegou a Argentina no dia 17 de abril de 1853, pelas mãos do agrônomo francês Michel Aimé Pouget. Nessa época, havia um esforço do governo da Argentina para melhorar a indústria do país com base na incorporação de novas variedades de cepas.
Para quem não sabe, a Malbec se originou no sudoeste da França, na cidade de Cahors, onde era mais conhecida por “Cot”. O que ninguém esperava é que, 10 anos depois de chegar a Argentina, em 1863, praticamente todas as vinhas europeias seriam dizimadas pela filoxera, o que diminuiu drasticamente o cultivo de Malbec na europa.
Além disso, a geada de 1956, outro trágico episódio da história da vitivinicultura da França, fez com que os únicos vinhedos originais de Malbec se encontrassem na Argentina. Foi nas tragédias francesas que os argentinos viram a oportunidade de reposicionar o vinho nacional ao redor do mundo e, em 1997, produziram o primeiro Malbec de qualidade superior, com envelhecimento em barril de carvalho.
Presente em praticamente todo o país, a Malbec é conhecida como a uva emblemática da Argentina, produz vinhos de diferentes estilos e com características que variam a cada terroir. Mas, apesar dos terroir diferentes, pode esperar aromas de ameixas maduras e o frescor de folhas de menta como características marcantes. A Malbec também é famosa por seus vinhos encorpados, repletos de taninos potentes (que se tornam macios por estágios em barris de carvalho).
A melhor maneira para comemorar o sucesso da Malbec na Argentina e no mundo é, sem dúvida, brindando com uma taça de Malbec.

Um brinde a Vida! 😉

Compartilhe com...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin

You must be logged in to post a comment.

X